- As ações de acolhimento emocional desenvolvidas no Acolhe COPPE não substituem ou se equiparam aos serviços psicológicos/psicoterápicos e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada. Isto porque, somos uma unidade educacional/acadêmica e este tipo de demanda é de responsabilidade das unidades clínicas de saúde mental, pública ou privada.
- As ações sociais desenvolvidas objetivam reflexões e orientações para ampliação e acesso a direitos sociais que devem ser atendidos no âmbito das políticas sociais públicas, de acordo com as demandas apresentadas.
Acolhimento Individual
O acolhimento individual, online ou presencial, é realizado para os discentes da COPPE, onde a queixa principal é privilegiada para o acompanhamento breve com a psicóloga.
Como funciona?
- Enviar um e-mail para: acolhecoppe@adc.coppe.ufrj.br
- No caso de atendimentos online, antes de cada encontro é encaminhado um e-mail com o agendamento e o link da sala privativa para a vídeo chamada.
- O acolhimento é semanal ou quinzenal, com duração de 30 minutos, por período breve e não substitui o acompanhamento psicológico e/ou médico regular.
Grupo de Apoio
Após o acolhimento individual, o discente pode optar em dar prosseguimento ao apoio na modalidade de grupo que vai tratar de temas relevantes para os participantes.
Como funciona?
- O grupo é quinzenal, dia/horário fixo, com duração de 2 horas.
- O encontro é realizado por vídeo chamada, em sala privativa.
- A metodologia conta com o processo dialógico e as diferentes atividades/técnicas expressivas, mediadoras das questões a serem trabalhadas.
Ciranda de Mulheres
A Ciranda se formou a partir da Roda de Conversa onde as temáticas do universo feminino foram ganhando centralidade e interesse coletivo.
Somos mulheres fortes, sensíveis e amorosas. Modernas e ancestrais, potentes e revolucionárias. Generosas, nutridoras, inventivas e transformadoras.
Diante do acúmulo de funções, emoções e responsabilidades buscamos nos fortalecer mediante o resgate da nossa essência, por vezes silenciada.
Inspiradas no livro “Mulheres que correm com os lobos – (Clarissa Pinkola Estés)” as mulheres da nossa ciranda buscam uma delicada aproximação da psiquê feminina por meio de contos, filmes, atividades expressivas e histórias mediadas pela psicóloga Josiane Barros.
Venha Cirandar!
Como funciona?
- O grupo é quinzenal, 5a feiras – 14:00 as 16:00h.
- O encontro é aberto e realizado por vídeo chamada: https://meet.jit.si/AcolheCOPPE
- A metodologia conta com o processo dialógico e com as diferentes atividades/técnicas expressivas, mediadoras das questões de interesse a serem trabalhadas.
Encontro de Acolhimento
O Encontro de Acolhimento é um espaço que tem o propósito de dar a oportunidade de compartilhamento das mais variadas experiências do ambiente universitário. Desde as questões que envolvem conflitos nos relacionamentos entre colegas de trabalho e chefia, notas, perdas de prazo, dificuldade socioeconômica; até as conquistas e vitórias do dia a dia.
Como funciona?
- Os Encontros são divulgados previamente através do Instagram e do e-mail, contando na maioria das vezes com a presença de um convidado.
- Cada Encontro possui um tema específico, entretanto isso não impede que os participantes tragam uma demanda pontual de temática diferente.
- Os Encontros são realizados presencialmente na sala do Acolhe COPPE ou na Tenda Lobo Carneiro, sendo o local especificado na divulgação. Eventualmente pode ser que ocorram Encontros online, dependendo da disponibilidade do convidado.
- A mediação é feita pela Assistente Social Vanda Borges.
“Nasci em tempos rudes. Aceitei contradições, lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo. Aprendi a Viver”. (Cora Coralina)